Dr. Champalimaud

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Dr. Champalimaud

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AHANF/OD/07/115

Tipo de título

Formal

Título

Dr. Champalimaud

Datas descritivas

Data indeterminada, assume-se que de novembro de 1996 ou posterior

Dimensão e suporte

Papel, A4, 1 página

Extensões

1 Capilha

História administrativa/biográfica/familiar

José Luís Antunes Feio Terenas Champalimaud (Angola – Huambo 15.09.1939 – 26.11.1996/Lisboa) detinha uma pós-graduação em Medicina Tropical e que tendo seguido a carreira hospitalar em Portugal a partir de 1976, procurava regressar a África através de missões de estudo, docência e equipas de combate a epidemias. Fez carreira no Hospital Egas Moniz e como docente e orientador direto de internos da Faculdade de Ciências Médicas a que juntou, entre 1980 e 1988, a responsabilidade junto da Direção Geral dos Hospitais da coordenação da cooperação com os novos estados africanos de língua oficial portuguesa. Etapa marcante do seu percurso profissional nasceu em 1983, com o acompanhamento e estudo clínico de vários doentes provenientes da República da Guiné-Bissau, com quadros clínicos de diarreia crónica, o que culminou em 1986 com o isolamento do segundo retrovírus humano da Sida, o LAVII (ou HIV2). No final de 1987, passou a integrar o então designado Grupo de Trabalho da Sida e fez dezenas de palestras pelo país, sendo que esse Grupo de Trabalho depois constituído em Comissão Nacional de Luta Contra a Sida lançou em 1992 o Prémio Dr. José Luís Champalimaud, para galardoar trabalhos científicos nesta área.

Estatuto legal

Médico, investigador epidemiológico e professor universitário

Mandatos/fontes de autoridade

https://toponimialisboa.wordpress.com/2012/12/01/o-largo-do-medico-portugues-que-identificou-o-(...) (adaptado, consultado a 12/12/2024)

Âmbito e conteúdo

Texto manuscrito da Professora Odette sobre o seu colega investigador, assume-se que elaborado para momento/artigo de homenagem na hora do seu falecimento.

Tipologia documental

Textos

Condições de acesso

TAD - 2

Condições de reprodução

TAD - 2

Localização física

PT/AHANF/ANFSD/DEP2/003/03/OF046

Cota descritiva

Depósito 02 - Caixa OF046

Idioma e escrita

Estado documento